Links: English for Teens

 Uma nova coleção da Editora Ática para o Ensino Fundamental II, 6º ao 9º ano, foi aprovada pelo MEC no PNLD 2011

  

 

VISÃO GERAL

A coleção organiza-se em unidades temáticas e todos os volumes possuem 10 unidades cada. Ao final de cada volume, há um glossário e um workbook, com atividades de gramática e de vocabulário e com um quadro para autoavaliação da aprendizagem. Há, também, uma lista com sugestões de leituras estras; a maioria dessas leituras, entretanto, é de textos em português.

 

A coletânea apresenta, principalmente, textos produzidos para fins pedagógicos que buscam ser semelhantes a textos de diferentes esferas de atividade social (cotidiana, jornalística, científica, entre outras). Em geral, as atividades de compreensão escrita trabalham capacidades que vão além da simples localização de informações, tais como ativação de conhecimento prévio e levantamento de hipótese. Porém, são poucos os exemplos de atividades que trabalham as especificidades do texto literário. As propostas de produção escrita apresentam diversidade de gêneros e tipos textuais e modelos que os alunos devem seguir. Porém as condições de produção e as etapas de planejamento da escrita não são contempladas. As atividades de compreensão oral exploram um limitado número de gêneros orais, em atividades que, na maioria das vezes, envolvem a compreensão de palavras e de informação específicas e globais do texto. As atividades de produção oral não são muito variadas, predominam pequenos diálogos e discussões com os colegas. As atividades de grámatica, principalmente nos volumes 8 e 9, procuram levar o aluno a descobrir as regras gramaticais enfocadas nas unidades. O trabalho com o vocabulário é contextualizado no âmbito das unidades. Em algumas quewstões presentes na seção Let's Stop and Think!. os alunos poderão refletir sobre diversidade, cidadania e consciência critica.

 

O CD de áudio apresenta boa qualidade de som e existem, no Livro do Aluno e no Manual do Professor, indicações precisas que facilitam a localização das faixas.

 

Destacam-se na coleção, as seções Let's Stop and Think, com perguntas refelxivas: e Let's play, com atividades lúdicas de vários tipos.

 

DESCRIÇÃO DA COLEÇÃO

OS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NA OBRA ORGANIZAM-SE DA SEGUINTE FORMA:

 

6 ano  -  Temas e vocabulário: informações pessoais; cores, formas geométricas; inglês do cotidiano, números; sala de aula e escola; alfabeto; família; profissões; trabalho comunitário; estados emocionais; frutas, nutrientes; celebridades; países; nacionalidades; locais na cidade; cómodos da casa; dados sobre o Brasil; móveis; contribuição para a coletividade; instrumentos musicais. Compreensão escrita: páginas da internet; jogo de vocabulário; elementos da escola; árvore genealógica; entrevista; tabela nutriocional; fact file; folheto turístico; mapa; e-mail; letra de música. Produção escrita: cartaz; horário escolar; álbum de família; caça-palavras; descrição de pessoas; cartão postal. Compreensão oral: apresentação; instruções da sala de aula; diálogo; exposição; descrição de cidade. Produção oral: jogo da velha; diálogo; bingo; jogo da forca; aceitar e recusar um oferecimento; manisfestar empatia; cumprimentar e apresentar-se; concordar; expressar desconhecimento ou ruído na conversação. Gramática: imperative; pronomes pessoais retos; present of to be; demonstrativos this e that; adjetivos; plural de substantivos regulares; adjetivos possessivos,; preposições de lugar; present of there to be; can expressando habilidade, quantificador how many; plurais de substantivos irregulares; verbos de ação.

 

7 ano  -  Temas e vocabulário: informações pessoais; habilidades; preferências; partes do corpo; esportes; alimentos; dias da semana; lazer; celebrações culturais; datas comemorativas; meses; vestuário; rotina; transportes; horas; uso do computador; segurança na internet; animais; espécies em extinção; moeda nacional e estrangeira; números; lugares na cidade. Compreensão escrita: página de internet; blog; cartaz; etiqueta de avaliação de vídeo games; questionário; mímica; carta; anúncio de concurso na internet; quiz. Produção escrita: descrição pessoal; descrição de um esporte; cartaz; colagem; lista; previsão de futuro; vizinhança; quiz. Compreensão oral: apresentação; expressão de opinião; diálogo; monólogo; relato de pesquisa de opinião; descrição. Produção oral: diálogo; preferências pessoais; mímica; hábitos; descrição de cenas; pedir e dar ajuda; expressar incerteza; expressar opinião; informar(-se) sobre preços. Gramática: present simple of to have; o caso possessivo; whose; demonstrativos these e those; present continuous; perguntas wh-; quantificador how much; preposições de lugar, verbos de ação, adjetivos; advérbios de tempo.

 

8 ano  -  Temas e vocabulário: celebrações locais e globais; excursões; programação de TV e hábitos de audiências; arte; culinária e produção de alimentos; origem de nomes; cidades famosas; personalidades ilustres; música; problemas da adolescência; personalidade. Compreensão escrita: artigo de revista; chat; regras de jogo; conversa; caça-palavra; receita; cartaz; charada; carta do leitor; uso de informação não verbal. Produção escrita: colagem; parágrafo; carta enigmática; perguntas para entrevista; cartaz; resenha de CD. Compreensão oral: exposição; conversa; fala de professor; monólogo; história; entrevista; programa de rádio; fazer previsões. Produção oral: diálogo; instruções para jogos; jogo; expressar decisões e opiniões; dar e receber instruções; pedir esclarecimento; expressar sentimentos. Gramática: antônimos; homógrafos; future with be going to; past simple of to be; past of there to be; past simple; advérbios de modo; phrasal verbs.

 

9 ano  -  Temas e vocabulário: profissões; habilidades e competências, preferências; contexto escolar; o mundo da moda; novidades tecnológicas; variedades americana e britânica do inglês; cuidado com o planeta; patrimónios culturais, históricos e naturais da humanidade; 'voz e expressão' do jovem; palavras facilmente confundidas; um mundo melhor; relacionamentos pessoais na adolescência; comunicação verbal e não verbal; talentos juvenis; collocations de verbos e seus complementos. Compreensão escrita: entrevista; ficha; anúncio de jornal; tabela; quiz; história; mensagem enigmática; conversa formal; verbete; tirinha; blog; poema; fórum de internet; cartão; diário; roteiro de teatro; resenha; regras de jogo; citação. Produção escrita: ficha; texto de camiseta; fórum de internet; quiz; aviso; banner; cartão; resenha. Compreensão oral: conversa informal; exposição; discurso de sala de aula; programa de rádio; discurso político. Produção oral: entrevista; diálogo; checar significado de uma palavra; justificar opiniões; falar sobre sentimentos.  Gramática: homônimos, homófonos; palavras interrogativas com wh-; past continuous; adjetivos comparativos e superlativos; substantivos contáveis er incontáveis; can/could; may/might; future with will; have to; should e must; adjetivos e advérbios relativos, phrasal verbs.

 

 

 

                                                                      Extraído do Guia de Livros Didacticos PNLD 2011, FNDE, Gov. Org.